Evento reunirá especialistas dos países do Brics para discutir avanços em astronomia, cooperação internacional e educação científica; também haverá atividades para o público em geral
DA REDAÇÃO
Desta segunda-feira (13) até o dia 17, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) será sede, em São José dos Campos, do 11º Encontro do Grupo de Trabalho de Astronomia do Brics. Embora a maior parte das atividades seja voltada a participantes convidados, o evento também contará com atividades abertas ao público.
Neste ano, o encontro terá como tema “Transientes Multimensageiros e Multicomprimento de Onda”, reunindo pesquisadores da área de astronomia, profissionais de divulgação científica, educadores, agentes de desenvolvimento e formuladores de políticas públicas. A programação abordará astronomia de ponta, avanços em tecnologia e educação, além de oportunidades de cooperação nesta área entre os países do Brics.

Como será
Estão previstas palestras, sessões práticas de treinamento, discussões em grupos de trabalho sobre missões espaciais de observação solar em operação ou em desenvolvimento nos países do Brics, incluindo o Galileo Solar Space Telescope (GSST, Brasil), o Aditya-L1 (Índia) e o Chinese Solar Polar Orbit Observatory (China). Também será apresentada uma visão geral das iniciativas de clima espacial do Inpe e do Laboratório Conjunto China-Brasil para Clima Espacial.
Embora a maior parte das atividades seja voltada a participantes convidados, o evento também contará com atrações abertas ao público, mediante inscrição, como o “Observando a Lua com o Brics”, em parceria com a Univap, palestras públicas e visitas de escolas pré-selecionadas.
Para mais informações, clique [aqui] e acompanhe a página do evento.
O Encontro do Grupo de Trabalho de Astronomia do Brics é organizado pelo Inpe em parceria com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), o Observatório Nacional (ON), a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), a Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA), entre outras instituições.


