A Anatel e as operadoras de telefonia, assim como dezenas de empresas irresponsáveis e desrespeitosas, me venceram: não atendo mais ligação de telefone. Cansei. A maioria, talvez uns 95% de quem me liga, só quer me aplicar golpe, vender coisas que eu não quero, pedir doações ou, simplesmente, ligar através de robôs e desligar em seguida.
Não fui eu quem começou a guerra. Estava quieto no meu canto e resolveram transformar a minha vida num inferno. Agora, se quiserem falar comigo, para o que for, só vai ser possível por WhatsApp e e-mail. Fora isso, sinto muito.
Os abusos nas ligações telefônicas até tinham melhorado depois que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez com que que as chamadas de cobrança tivessem, obrigatoriamente, o prefixo 0303. Parece que todo tipo de ligação de empresas de telemarketing havia seguido essa exigência, ou simplesmente parado de encher o nosso saco.
Porém, o que era bom durou pouco e a obrigatoriedade foi revogada no último mês de agosto. De lá para cá, sou –acho que todos somos– bombardeado por cerca de 20 a 30 ligações diárias, praticamente todas elas sem nenhuma necessidade.
A Anatel argumenta que revogou a obrigatoriedade do 0303 porque identificou que o prefixo foi “estigmatizado” e levava ao bloqueio automático de chamadas. É óbvio, não é, cara-pálida?
Juro, não estou exagerando no número de ligações que recebo. Por isso resolvi que não atendo mais. Quando vem a ligação, aperto a tecla de “atender” e em seguida aperto a de “desligar”. Logo aparece na tela a opção –quase inútil– de “bloquear” aquele número. É o que faço, já que não consigo me livrar de o maldito celular tocar.

Conheço uma senhora de 89 anos, não por acaso quem me deu à luz, que foi ainda mais radical. Desde a última segunda-feira ela desligou o número fixo que possuía e agora só atende pelo celular, que graças ao bom Deus ainda não foi descoberto pelos pilantras.
E acredite se quiser: os maiores “malas” que infernizavam a vida dela eram vendedores da própria Claro, a operadora que ela pagava para lhe garantir um bom serviço, oferecendo novos planos, mais megabytes, mais isso e aquilo. A velhinha não aguentou. Que vergonha, dona Claro.
E você, tem sido também incomodado por este efeito colateral que a tecnologia nos trouxe? Se sim, como tem reagido? Se não, como conseguiu ficar de fora desse ataque covarde contra quem não pode se defender?
E você, Anatel? Por que não trabalha para beneficiar o usuário da telefonia, e não empresas picaretas que tiram o nosso sono? Me responda, mas, repito, só por WhatsApp ou e-mail. Se telefonar, desligo você.

> Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 50 anos. É editor do SuperBairro. Mora na Vila Guaianazes há 24 anos.
* Texto atualizado às 19h48 do dia 5/10/25 após revisão ortográfica e de estilo.


