Empresa apresenta o Plano Verão 25/26 e destaca ações preventivas, reforço da infraestrutura e ampliação das equipes técnicas para enfrentar os eventos climáticos da estação
DA REDAÇÃO
A EDP, distribuidora de energia elétrica que atende o Vale do Paraíba e Litoral Norte, além das regiões de Guarulhos e Alto Tietê, com mais de 2,2 milhões de clientes, apresentou nesta quarta-feira (1º) o Plano Verão 25/26, destinado a enfrentar as alterações climáticas no período.
O diretor-presidente de distribuição da EDP, Dyogenes Rosi, e o diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos, comentaram os investimentos de cerca de R$ 750 milhões neste ano para a ampliação da infraestrutura energética, digitalização do sistema elétrico e reforço das equipes técnicas. O evento ocorreu em São José dos Campos, onde está localizado o Centro de Operação Integrado (COI) da EDP SP.
Extremos climáticos
No lançamento do Plano Verão 25/26, a empresa afirmou em nota que vem atuando para garantir um sistema de energia mais robusto para enfrentar eventos climáticos severos. Para isso, investe na expansão de sua rede protegida, considerada parte essencial do preparo para o período chuvoso.
Até o momento, disse a EDP, foram instalados cerca de 300 km de redes protegidas em substituição ao cabeamento comum, modernizados mais de 16.600 equipamentos, como cruzetas, para-raios, espaçadores, e substituídos mais de 840 postes.
Para prevenir a interrupção do fornecimento de energia devido à queda de galhos sobre as redes, a EDP informou que executa um trabalho preventivo de poda de árvores sobre a fiação e equipamentos. “Durante o ano, foram realizadas mais de 188 mil podas nas cidades da área de concessão, visando minimizar este impacto”, declarou a empresa por meio de nota. A empresa trabalha em parceria com prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais.
Atualmente, 85% dos atendimentos são realizados pelos canais virtuais: site www.edp.com.br e aplicativo EDP Online. Porém, em momentos de grande volume de ocorrências os clientes buscam também o Whatsapp, pelo 11 93465 2888 e o Call Center, pelo 0800 721 0123. Durante o Plano Verão, a EDP irá reforçar o efetivo de atendentes em 23%.

Investimentos
Em 2025, o orçamento da EDP na área de concessão em São Paulo é de cerca de R$ 750 milhões. A estratégia da companhia prevê investir cerca de R$ 5 bilhões até 2030, um crescimento de 40% na comparação com o período entre 2019 e 2024.
A tecnologia do Centro de Operação Integrado (COI) da EDP é fundamental para a gestão do sistema elétrico que abastece os 28 municípios na área da EDP. O uso da inteligência artificial e automatização permite que sejam realizadas manobras de carga de forma remota e instantânea.
Além disso, a digitalização da rede elétrica garante a capilaridade dessa tecnologia. Atualmente, mais de 80% dos clientes da EDP em sua área de concessão são beneficiados com equipamentos de religação automática do sistema (self-healing).
Essa tecnologia é imprescindível para religar e seccionar, instantaneamente, trechos da rede com defeito, como o causado por queda de árvores sobre a fiação, isolando o local da ocorrência e reduzindo o impacto na região. Segundo a empresa, hoje existem mais de 3.000 religadores automáticos em funcionamento.

