A partir de outubro a Latam Cargo começa a operar uma conexão semanal entre São José e Bruxelas, na Bélgica, com capacidade para 50 toneladas de carga
DA REDAÇÃO
O Aeroporto de São José dos Campos terá sua segunda rota regular de carga com conexão direta a Bruxelas, na Bélgica. A operação, que começa em 2 de outubro. Inicialmente com frequência semanal, a rota passará a ter dois voos semanais na temporada de inverno europeia.
A decisão reforça o posicionamento de São José como hub logístico e industrial estratégico. Até então, cargas com destino final no município precisavam chegar a Guarulhos ou Viracopos e completar o trajeto por via terrestre.
Com a nova operação da Latam Cargo, o transporte ganha agilidade, competitividade e confiabilidade, reduzindo tempo de trânsito e custos para empresas instaladas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Segundo a Latam Cargo, a nova conexão deve movimentar cerca de 50 toneladas semanais de carga, especialmente produtos industriais, autopeças, bens de consumo e carga geral. Embora a maior parte tenha São José como destino final, a rota também ampliará a redistribuição para cidades vizinhas, fortalecendo o papel regional do aeroporto.

Retomada
O anúncio integra uma série de iniciativas recentes que ampliam a conectividade do Aeroporto de São José dos Campos. Também representa um novo avanço da parceria entre a Prefeitura e a SJK Airport para ampliar a conectividade internacional da cidade.
Em maio de 2023, o terminal retomou os voos de carga internacionais com a inauguração da primeira rota ligando São José a Miami, nos Estados Unidos, também operada pela Latam Cargo. Em um ano, a operação atingiu três frequências semanais, transportando mais de 150 toneladas de carga por semana.
Com localização estratégica, pista de grande extensão e capacidade e terminal de cargas modernizado, o aeroporto tem atraído empresas dos setores aeronáutico, automotivo, eletrônico e de alta tecnologia.
A Latam Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe. O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.


