O deputado, que se diz contrário a “qualquer aumento de impostos que onere ainda mais a população”, promete acompanhar de perto a tramitação dos projetos do IPTU, ITBI e taxas de lixo e iluminação em SJC
DA REDAÇÃO
Desde que os quatro projetos que preveem aumentos no IPTU, ITBI e taxas do lixo e iluminação a partir de 2026 em São José dos Campos foram enviados à Câmara Municipal, o deputado estadual Dr. Elton (União) tem sido o maior crítico dos reajustes e da forma como os projetos chegaram no Legislativo.
Contatado pelo SuperBairro, ele previu que os aumentos terão grande impacto no bolso da população e no setor produtivo da cidade. “Se aprovada como está, a taxa de lixo pode subir até 291%, o que representa quase R$ 400 a mais por família, o IPTU pode aumentar até 50% e as empresas podem pagar até R$ 2 mil a mais em impostos”, calcula.
Elton diz que esses números preocupam, sobretudo porque a Prefeitura não apresentou estudos detalhados para justificar os reajustes. “O projeto foi enviado diretamente à Câmara, sem que ao menos os vereadores tivessem acesso às informações técnicas que embasaram a proposta”, critica.
O deputado defende que “qualquer medida que impacte diretamente a vida das pessoas seja discutida com clareza, diálogo e responsabilidade”. E argumenta que “é fundamental garantir transparência e ouvir a população antes de qualquer decisão”.

Contra aumentos
“Sou contra qualquer aumento de impostos que onere ainda mais a população. Projetos como este precisam ser claros, transparentes e, sobretudo, ouvir quem realmente será afetado: as famílias e os comerciantes da nossa cidade”, diz Elton.
Ele conclui afirmando que seu compromisso é o de “acompanhar de perto a tramitação, evitando que famílias e comerciantes arquem com aumentos que não foram devidamente explicados nem debatidos com a sociedade”.
> SÉRIE IPTU 2026 | ESPECIAL
O SuperBairro está publicando uma série especial sobre os projetos do IPTU, ITBI, taxas de lixo e de iluminação, que estão na Câmara Municipal de São José dos Campos para discussão e votação. Todos os setores envolvidos ou impactados pelos projetos serão ouvidos. Acompanhe!
