Os lagos do parque receberam limpeza com uso de nanotecnologia. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Prefeitura prevê que, a partir de outubro, quando completa 54 anos, o Parque Santos Dumont passará a receber eventos culturais e de lazer, como faz o Vicentina Aranha

 

DA REDAÇÃO

O Parque Santos Dumont, localizado na região central da cidade, passa pela fase final de revitalização de suas instalações e, a partir de outubro deverá começar a receber eventos culturais e de lazer. A informação é da Secretaria de Manutenção da Cidade (SMC) da Prefeitura, responsável pela gestão do parque.

De acordo com a SMC, Prefeitura, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Sesc estão na fase de discussão e planejamento de uma parceria para levar eventos dessas instituições para o parque. Além disso, estão previstos eventos gastronômicos noturnos no estacionamento. A mudança tornará o Santos Dumont um parque com perfil semelhante ao do Vicentina Aranha, que realiza atividades desse tipo desde sua criação.

Revitalização

Os serviços que estão sendo concluídos foram além da manutenção permanente. Todo o parque passou por uma revitalização, que constou da ampliação da iluminação de LED, iluminação ornamental decorativa, sinalização na pista de caminhada, pinturas, limpeza dos lagos com uso de nanotecnologia, colocação de mais peixes e tartarugas no pequeno lago destinado a eles, entre outras ações. Nesta fase final, está sendo ampliada a iluminação ornamental interna do parque e do estacionamento.

A revitalização ainda prevê a criação de uma nova identidade visual para o Santos Dumont, seguindo o conceito arquitetônico e histórico que motivou a sua criação, inclusive reforçando a denominação das portarias Demoiselle e 14-Bis.

PUBLICIDADE

54 anos

Os serviços e a inovação com a realização de eventos devem marcar os 54 anos do Parque Santos Dumont, que foi inaugurado em 23 de outubro de 1971 e ocupa uma área de 46.500 m2 na Vila Adyana, na antiga zona sanatorial da cidade.

Na área do Santos Dumont funcionou, de 1935 a 1966, o Sanatório Ezra, instituição da colônia judaica criada para o tratamento da tuberculose.

APOIO / SUPERBAIRRO

GALERIA 

Veja o parque revitalizado

A revitalização atingiu todas as instalações do Santos Dumont. Curta as imagens. Fotos / SuperBairro

As portarias, que lembram a ligação do parque com o patrono Alberto Santos Dumont, ainda receberão nova identidade visual
Área verde e quiosques
Aeronave dos primeiros anos da Embraer
Foguetes da família Sonda desenvolvidos pelo CTA, hoje DCTA
Réplica do 14-Bis
Pista de caminhada
Academia ao Ar Livre
Lago das carpas e tartarugas
Entrada do Jardim Japonês
Lago do Jardim Japonês
Passarelas no Jardim Japonês
Um dos playgrounds do parque
“A Encantada”, réplica da residência de Santos Dumont
Jardins do parque
Lago