Pela parceria, Prefeitura encaminha pacientes do SUS para atendimento em seis especialidades no CIS. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Iniciada em junho, com consultas em geriatria, a parceria com o CIS da Universidade Anhembi Morumbi passa a atender pacientes do SUS encaminhados pela Prefeitura em mais cinco especialidades

 

DA REDAÇÃO

A partir da próxima segunda-feira (18), pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) passarão a contar com mais cinco especialidades no CIS (Centro Integrado de Saúde) da Universidade Anhembi Morumbi/Inspirali.

A parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o CIS teve início em junho, com consultas em geriatria. Agora, passa a oferecer as especialidades de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia e ortopedia. No total, serão 236 vagas mensais.

A iniciativa faz parte da estratégia da Prefeitura de aumentar a oferta de consultas, exames e cirurgias por meio de credenciamentos com outras clínicas e instituições de saúde do município, reduzindo as filas de espera na rede pública.

Os pacientes serão encaminhados pela Secretaria de Saúde, garantindo acesso organizado aos tratamentos. Segundo a secretaria, a previsão é incluir nos próximos meses o atendimento em hematologia, pneumologia e urologia.

Como funciona

O CIS já realiza atendimentos gratuitos há um ano em sistema de “porta aberta”, ou seja, os agendamentos podem ser feitos diretamente pela população. Porém, esses atendimentos não entram como sendo do SUS e, nesses casos, não geram encaminhamentos para exames, outras consultas etc.

Com a parceria entre Prefeitura e CIS, a diferença é que, agora, pacientes SUS passarão a ser encaminhados para consultas com especialistas via Prefeitura, sem nenhum custo para o município.

PUBLICIDADE

Sobre o CIS

O Centro Integrado de Saúde é uma extensão da Universidade Anhembi Morumbi que oferece atendimento gratuito à população. Voltada à formação prática e ética dos estudantes de diversas áreas da saúde –com supervisão de profissionais experientes–, a clínica-escola está localizada na rua Álvares de Azevedo, 100, no bairro Vila Betânia, região central.

A estrutura conta com 34 consultórios, salas para pequenos procedimentos, clínica de fisioterapia, sala de enfermagem, espaços para atendimentos individuais e em grupo, além de áreas de recepção e discussão de casos.

A gestão do CIS é feita pela Inspirali, empresa responsável pela coordenação de escolas médicas do Ecossistema Ânima.

APOIO / SUPERBAIRRO