Parceria da Prefeitura com o Climatempo promete alertas sobre raios, chuvas e ventos com até uma hora de antecedência
DA REDAÇÃO
Uma nova ferramenta está sendo utilizada em São José dos Campos para o monitoramento das chuvas. Segundo a Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (8), o recurso já está integrado ao painel de controle das forças de segurança e de emergência do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).
A nova plataforma é resultado de uma parceria com o instituto Climatempo. Instalada no Parque Tecnológico, ela utiliza dados matemáticos e inteligência artificial para emitir alertas para a Defesa Civil sobre raios, chuvas e ventos fortes com até uma hora de antecedência, melhorando a segurança e eficiência das operações.
Parte da equipe de agentes já foi capacitada para utilizar a plataforma, que é intuitiva e agrega informações captadas por estações, radares e satélites meteorológicos disponíveis no Brasil. Eles atuarão como multiplicadores para repassar informações aos demais agentes.
Ainda de acordo com a Prefeitura, além de ser útil na estação de verão, a plataforma identifica focos de queimadas durante os meses de estiagem, contribuindo para as ações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A ferramenta é utilizada em grandes obras de construção civil e na indústria de mineração e petróleo, principalmente no monitoramento de raios, para garantir a segurança dos trabalhadores em atividades de campo.

Tempestade
A parceria com o Climatempo foi anunciada oito dias após uma tempestade que atingiu a cidade provocando alagamentos principalmente nas regiões central e norte. Um volume de chuva fora do normal caiu no final da tarde de terça-feira (28) quando, segundo a Defesa Civil, os pluviômetros monitorados pelo órgão registraram em30 minutos o equivalente a dois dias de chuva.
Vídeos publicados em redes sociais mostraram dezenas de veículos encobertos pelas águas na avenida Teotônio Vilela e na região da rua Turquia, no Centro, onde uma obra de drenagem de grande porte foi concluída recentemente.



Agentes da Defesa Civil de São José durante treinamento de uso da nova plataforma. Foto / Adenir Britto/PMSJC 
